Início Telemedicina

Extremo sul do estado amplia os serviços de Teledermatologia e Teletrocardiologia

Nesta quinta-feira, 15 de maio, em Araranguá ocorreu a capacitação de Telermatologia com os agente de saúde dos municípios de Ermo, Praia Grande, São João do Sul, Maracajá, Araranguá, Morro Grande, Timbé do Sul, Turvo, Sombrio, Santa Rosa do Sul e Meleiro.

Além disso, a secretária de saúde Lelés Elena do município de Ermo recebeu o equipamento para execução de exames de eletrocardiologia, modalidade que ainda não era realizada na cidade.

Dessa forma, o extremo sul do estado catarinense conta agora com a cobertura completa dos serviços de Teledermatologia e Teletrocardiologia, proporcionando aos cidadãos maior acessibilidade e velocidade na realização de exames médicos.

TreinamentoAraranguá TreinamentoAraranguá2

 


Entrevista sobre os 10 anos da Telemedicina na TVCom

Geraldo Azolini é gerente de regulação da Secretaria de Saúde de SC.


STT ultrapassa o armazenamento de 4 milhões de exames

Prestes a completar 10 anos, o Sistema de Telemedicina e Telessaúde de Santa Catarina ultrapassa o armazenamento de 4 milhões de exames realizados em todos os municípios do estado.

Com as modalidades de teletrocardiograma e teledermatologia realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) junto às análises clínicas e exames radiológicos realizados em hospitais, pode-se dizer que o STT já beneficiou mais de 50% da população nos 296 municípios catarinense.

Além do diagnóstico e encaminhamento dos pacientes, por meio do sistema o número de exames médicos impressos e o deslocamento para realização de exames foi reduzido drasticamente com o uso da tecnologia e aplicativos para dispositivos móveis.

Outra modalidade do sistema é executado pelo Telessaúde que disponibiliza videoaulas, webconferências e teleconsultorias à profissionais de saúde e usuários do sistema.

No mês de abril o número de eletrocardiogramas também atingiu a meta de um milhão de exames laudados pelos médicos do STT.


Municípios recebem equipamentos dermatológicos

Desde o início de fevereiro os novos kits dermatológicos vem sendo entregues às Unidades Básicas de Saúde dos municípios catarinenses. A expectativa é que até o fim do ano todas as cidades do Estado possuam o equipamento que possibilita a realização e o diagnóstico de doenças da pele, como o Câncer de Pele. Os profissionais da saúde de cada UBS realizam capacitações para execução e envio de exames dermatológicos. Conheça as cidades que receberam os equipamentos nos últimos dias: Teledermatologia do STT/SC.


 


Nova seção do site resgata reportagens publicadas na mídia

Próximo de completar dez anos de existência, o Sistema de Telemedicina reúne matérias e reportagens publicadas na mídia ao longo do tempo. Releia o conteúdo e conheça um pouco da trajetória do STT/SC.


Unidades hospitalares administradas por Organizações Sociais aderem ao Sistema de Telemedicina Catarinense

Reunião 24-02 Nesta terça-feira, 24 de fevereiro, ocorreu a reunião de oficialização do uso da plataforma de software do Sistema Integrado Catarinense de Telemedicina e Telessaúde – STT/SC nos hospitais administrados por Organizações Sociais (OS) no estado. A adesão possibilitará a economia de compra de software e custos operacionais, como locomoção e impressão de exames médicos. Nas próximas semanas as unidades hospitalares devem receber as primeiras visitas e em seguida ocorrerá a implantação do sistema. O resultado desta reunião implicará na formação do maior e mais completo banco de dados de exames de imagem e laudos médicos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Leia+