Atendimento Dermatológico é regularizado em Garopaba

Atendimento Dermatológico é regularizado em Garopaba

Através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde de Santa Catarina, mais de 250 pacientes realizaram consultas de dermatologia durante o segundo semestre de 2014. A fila de espera de mais de dois anos passou a ser atendida em mutirões organizados pela Unidade Básica de Saúde central em cada bairro da cidade. Além da economia financeira dos pacientes em casos de risco, a agilidade do sistema facilitou o atendimento dermatológico à população.

Instalado desde 2013, o STT não estava sendo utilizado no município, quando a Técnica em Enfermagem Mari Lis e a Enfermeira Karen Moreira ativaram o atendimento. Tendo em vista a demanda paralisada, as funcionárias organizaram ações semanais em cada bairro de Garopaba. Os moradores eram atendidos pela enfermeira de cada área e encaminhados para consulta teledermatológica. No fim do ano foram contabilizados mais de 250 exames realizados, sendo que cerca de 10% dos pacientes foram diagnosticados com câncer de pele.

Durante as ações, os pacientes que aguardavam o atendimento recebiam informações de Agentes de Saúde sobre as principais doenças de pele e os cuidados necessários para evitar doenças como câncer de pele e outras dermatoses.

O Sistema de Telemedicina está presente em 90 municípios catarinenses.
Os exames de teledermatologia são realizados através da captura de imagens das lesões (seguindo um protocolo) com o uso de uma câmera digital e um dermatoscópio (aparelho dermatológico). As imagens são enviadas ao Portal do STT, onde são laudadas por um médico especialista.

Teledermatologia de Garopaba
Atendimento: Terças-feiras 8h – 12h.
Endereço: Rua Santa Rita, 30, Centro – Garopaba