Pesquisadores da Telemedicina recebem a Medalha Exército Brasileiro

Pesquisadores da Telemedicina recebem a Medalha Exército Brasileiro

Os pesquisadores do Projeto Sistema Integrado Catarinsense de Telemedicina e Telessaúde Profres. Aldo von Wangenheim, Alexandre Savaris e Harley Wagner foram distinguidos com a Medalha Exército Brasileiro durante a Cerimônia do Dia do Exército no 63º BI de Florianópolis, nesta Quinta, 19/04/2018.

A Medalha Exército Brasileiro foi instituída pela Portaria nº 219 de 14 de Março de 2016 e destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

A medalha reconhece a contribuição destes pesquisadores ao desenvolvimento de um sistema de Telemedicina no Exército Brasileiro: o INCoD tem colaborado com o Exército Brasileiro em estudos para o desenvolvimento de um Sistema Integrado de Telemedicina e Telessaúde do Exército Brasileiro, tendo conduzido com sucesso demonstrações interligando Unidades do Interior da Amazônia, como o Hospital de Guarnição de Marabá – HGuMba e o 52º Batalhão de Infantaria da Selva, com unidades centrais como o Hospital Geral de Belém – HGeBe e o Hospital Militar de Área de Brasília – HMAB.

A entrega das medalhas foi realizada pelo General de Brigada Ricardo Miranda Aversa, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada de Florianópolis.

Aproximações do INCoD/UFSC com o  Exército Brasileiro foram iniciadas em 2015 (http://www.incod.ufsc.br/incod-apresenta-tecnologia-de-telemedicina-durante-inauguracao-do-sisfron) e resultaram em uma parceria objetivando a criação de um Projeto de P&D&I com o Exército que deverá ser executado através de parceria com o CDS – Centro de Desenvolvimento de Sistemas do DCT – Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro (http://www.cds.eb.mil.br/). O projeto objetivará o desenvolvimento conjunto e transferência de tecnologia  de um Sistema Integrado de Telemedicina e Telessaúde do Exército Brasileiro integrado ao Sistema de Prontuário Eletrônico do Exército.

Em uma reunião para apresentação de tecnologias da UFSC e de alinhamento de projeto ocorrida em Florianópolis em Julho/2017 entre o Coordenador do INCoD, Prof. Aldo von Wangenheim e as equipes de P&D&I de Telemedicina do INCoD e do Núcleo de Telessaúde de SC com equipe do Exército Brasileiro foi aprofundada a parceria e elaborado um plano de ação. Nesta reunião estiveram presentes o Gen. de Exército Adhemar Machado, R1 (DCT/EB), Gen. de Exército Manoel Pafiadache (Chefe DGP/EB), Gen. Bda. Paulo Iglessias, Diretoria de Saúde do Exército, Gen. Bda. Aléssio da Silva, Comandante da 5ª Região Militar, Gen. Bda. Sérgio Tratz, então Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e Cel. Médico Alexandre Costa, Diretor do Hospital de Guarnição de Florianópolis e assessores.

Em uma reunião realizada na sequência (Agosto/2017) com o Gen. Bda. Rui Matsuda (DGP/EB) e o Gen. Bda. Eduardo Wolski (chefe do CDS – Centro de Desenvolvimento de Sistemas do DCT) foram detalhados passos para início da montagem do projeto.