Profissionais da saúde de Barra Velha, no Litoral Norte de SC, recebem capacitação para uso da teledermatologia

barravelha_editada

A reunião entre profissionais da saúde, como enfermeiros/as, técnicos/as e médicos/as, e profissionais da Central Estadual de Telemedicina (CET) ocorreu na última quinta-feira, 27 de outubro, no município de Barra Velha, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina. Participaram da reunião cerca de 15 pessoas que utilizam o Sistema de Telemedicina e Telessaúde para solicitação e envio de exames dermatológicos e de eletrocardiogramas.

Com uma população estimada de 27.080 habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município de Barra Velha já fazia parte da rede estadual de Telemedicina, realizando telediagnósticos tanto em cardiologia quanto em dermatologia. O principal objetivo da reunião era responder às duvidas dos profissionais da saúde sobre a teledermatologia.

Também foi demonstrado como a solicitação de exames dermatológicos pode ser realizada no próprio sistema on-line pelos médicos requisitantes das Unidades Básicas de Saúde. O propósito do médico realizar a solicitação on-line no Portal do STT é evitar maiores deslocamentos dos pacientes entre as etapas para a realização do exame dermatológico.

A capacitação para uso da teledermatologia consiste na apresentação do serviço aos profissionais da saúde que realizam exames através do STT, explicação de como é realizada a aplicação do exame e como deve ser feito o envio ao Portal On-line do STT, onde estes exames médicos são laudados por dermatologistas.

fluxo_teledermato