Lançado Serviço de Tele-Estomatologia para Dentistas no Sistema de Telemedicina e Telessaúde de Santa Catarina

Sistema de Telemedicina e Telessaúde de Santa Catarina lançou o serviço de Tele-Estomatologia para dentistas. O serviço está disponível, e para acesso os profissionais das unidades básicas de saúde do estado de SC deverão fazer contato pelos meios informados na figura (telefone e e-mail). A equipe do Sistema de Telemedicina e Telesaúde de SC fará o cadastro do profissional para acesso ao sistema e prestará todas as orientações necessárias para o registro e imageamento os casos. Mesmo profissionais que já utilizavam outras ferramentas do STT devem fazer o contato, para que o acesso a este serviço em específico seja configurado no sistema.

Veja o relato da Chefe do Serviço, Profa. Maria Inês Meurer:

Começamos devagarinho no mês passado, mas considerando a chuva de mensagens privadas pedindo orientações sobre o acesso à plataforma de Tele-Estomatologia, compartilho aqui as orientações.

Primeiro uma explicação: a plataforma – desenvolvida pela UFSC para o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaude – estava em fase piloto quando surgiu a pandemia, e nos foi solicitado que fosse disponibilizada para auxiliar na avaliação remota de pacientes com lesões em boca para atendimento no Ambulatório de Estomatologia do HU-UFSC.

O serviço está temporariamente disponível, e para acesso os profissionais das unidades básicas de saúde do estado de SC deverão fazer contato pelos meios informados na figura (telefone e e-mail). A equipe do Telessaude SC fará o cadastro do profissional para acesso ao sistema e prestará todas as orientações necessárias para o registro dos casos. Mesmo profissionais que já utilizavam outras ferramentas do Telessaude SC devem fazer o contato, para que o acesso a este serviço em específico seja configurado no sistema.

Como estávamos em fase de testes, já identificamos algumas inconsistências, resolvidas a partir do feedback dos dentistas que estão utilizando a plataforma. Assim, se houver qualquer dificuldade, a equipe estará a disposição para ajudar nos mesmos telefone / e-mail. Peço a vocês um pouco de paciência caso ainda não funcione perfeitamente – juntos colocaremos essa ferramenta no ponto ótimo!

Essa solução é o resultado prático de anos de trabalho, envolvendo pesquisadores da UFSC, parceiros de outras universidades, e também profissionais da gestão da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. Saliento que é um meio SEGURO para o envio de informações de pacientes.

Uma equipe enorme de pessoas colaborou com esse desenvolvimento, e temo cometer injustiças ao deixar de citar algumas pessoas. Então, agradeço à equipe da Informática nos nomes do Prof. Aldo von Wangenheim e do incansável Alexandre Savaris; à equipe do Telessaude SC nos nomes das Profs. Cristina Calvo, Josimari Telino de Lacerda, e também do Harley Wagner e da Barbara Telino Soares; à equipe do Ambulatório de Estomatologia do HU/UFSC nos nomes da Prof. Liliane J Grando e da Mariáh Luz Lisboa; e pessoalmente a Caroline Zimmermann e Vinicius Carrard, pela gostosa parceria nas discussões que propiciaram a construção das ferramentas e protocolos que a partir de agora estarão à disposição de profissionais e pacientes. Luiz Felipe Nobre, sua sementinha foi essencial!

Seguimos pensando em soluções para um SUS melhor.