Profissionais da saúde discutem a teledermatologia em Joinville

Profissionais da saúde discutem a teledermatologia em Joinville

Profissionais da saúde de Joinville e coordenadores da Telemedicina discutiram, em reuniões na última quinta-feira, como serão realizados os fluxos de telediagnóstico dermatológico na cidade. Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, com uma população superior à 560 mil habitantes, e possui cerca de 4 mil pacientes aguardando atendimento dermatológico. O objetivo é zerar a fila em 6 meses com a  teledermatologia.

O sistema de Telemedicina se encontra em processo de implantação no município e durante as reuniões a ferramenta foi apresentada aos médicos e gestores da saúde de Joinville, que também tiraram dúvidas a respeito do protocolo de dermatologia e da classificação de risco (branco, azul, verde, amarelo e vermelho) com a qual o telediagnóstico trabalha.

Na primeira reunião foi realizada uma sensibilização com os dermatologistas da cidade, na qual o dermatologista da rede estadual Daniel Nunes apresentou a teledermatologia e os benefícios da utilização da ferramenta para reduzir a fila dos pacientes que precisam de diagnóstico. Também foi discutido a importância da classificação de risco nesse processo, pois com ela, apenas pacientes que realmente necessitam de atendimento presencial com o especialista são encaminhados, os demais são atendidos nas próprias Unidades Básicas de Saúde, seguindo o protocolo.

IMG_0825

A segunda reunião foi com as/os coordenadores/as regionais das Unidades Básicas de Saúde de Joinville para discutir como será feito o fluxo de atendimento na cidade via Telemedicina. Assim como ocorre em Florianópolis que tem uma rede municipal com os especialistas laudadores, está em discussão para que em Joinville também os dermatologistas da cidade emitam laudos via STT.

IMG_0827

A próxima etapa será realizada com os médicos e profissionais das 21 Unidades Básicas de Saúde para apresentar como é feita a realização dos exames dermatológicos.