Secretaria do Estado de Saúde promove telelediagnóstico em radiologia nas unidades de saúde municipais
A Secretaria do Estado de Saúde, através do Sistema de Telemedicina e Telessaúde (STT), fornece tecnologia e suporte à diversas unidades de saúde do estado para armazenar imagens médicas e realizar telediagnóstico em radiologia por meio do portal on-line do STT. Em Santa Catarina, nove hospitais estaduais utilizam, há mais de dez anos, a tecnologia da Telemedicina para armazenar imagens médicas e laudar exames radiológicos, tendo sido laudados, através do STT, mais de 1,5 milhão de exames radiológicos até agosto deste ano. Atualmente, a SES também está promovendo a telerradiologia para unidades de saúde municipais.
As cidades de Pinhalzinho, Nova Trento, Timbó, Biguaçu, Canoinhas e Bombinhas já estão utilizando a tecnologia fornecida pela Telemedicina para realização de telediagnóstico em radiologia. Desde a adesão até o dia 27 de setembro de 2016, esses municípios realizaram mais de 42 mil exames radiológicos através do STT. Outras seis cidades catarinenses − Benedito Novo, Quilombo, Garopaba, Itajaí, Chapecó e Florianópolis − já demonstraram interesse e estão aguardando serem integradas ao STT para realizarem o laudo on-line e o armazenamento digital das imagens médicas.
Os telediagnósticos de radiologia são realizados em diversas modalidades de exames, como tomografia, raio-x e ressonância magnética. Além de possibilitar laudo via internet, o STT também promove acesso à tecnologia, suporte técnico, armazenamento permanente em backup no CIASC (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina) e disponibilização segura de exames médicos através do PACS.
O PACS é um sistema que utiliza o formato digital DICOM para aquisição, exibição, armazenamento e disponibilização de imagens numa estrutura central. O armazenamento permanente ocorre em backup no CIASC (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina). Através do sistema PACS, as imagens médicas além de serem armazenadas, também podem ser laudadas pelo médico especialista de qualquer lugar com acesso à internet.
A implantação da telerradiologia nas unidades de saúde municipais traz uma série de benefícios, tanto à gestão da unidade de saúde, quanto aos pacientes que necessitam realizar exames nesses locais. Uma das principais diferenças com o Sistema de Telemedicina implantado na unidade, é que se realiza um processo totalmente digital, sem a necessidade de impressão dos filmes radiológicos, o que impacta positivamente na economia das unidades de saúde e/ou município.
Também com a digitalização e o uso de mídias digitais em substituição ao uso de impressão de filmes são eliminados resultantes ambientais negativos inerente ao uso de películas. Além disso, a Telemedicina promove rapidez no fluxo de atendimento ao paciente, pois diminui o tempo de espera para os laudo dos exames. Considerando que mesmo que o município não possua médico especialista na cidade, não há mais necessidade de transportar os exames radiológicos para outros locais, basta o médico acessar o exame via portal do STT.
Exames que poderiam demorar até 15 dias para serem laudados, com o telediagnóstico pode-se ter o resultado no mesmo dia, dependendo da agenda do especialista laudador contratado pelo município. O paciente, assim que o laudo é emitido, também pode visualizar pelo site do STT seu exame através do número de protocolo entregue pela unidade de saúde.
Confira na imagem abaixo as etapas fundamentais que compõem o atendimento e realização do telediagnóstico em radiologia em Santa Catarina.